Seguidores

sábado, 26 de janeiro de 2019

Sonho l João Marques Jacinto

Se me libertasse de tudo o que houvera existido
Já não existia
Mesmo que seja escasso
Sou sempre mais do que queria
Não por planejar
Mas por encargo
Sem que haja sossego à mote da essência
Para que no sem tempo do agora
Conquiste um tempo que me invente
E o sinta perdurável ao que não me é percetível nos ritmos de todos os relógios
E similares incumbências, efectuações tabeladas à idade

Invenções de mentes esplendentes geniais
Que exercitaram o poder e ensejaram a submissão e escolheram os conhecimentos que anulassem a individualidade e os pensadores

Como se eu fosse contável por horas ou dias ou anos
E não me distanciasse para me esquecer do lado mais perverso do amor humano
Não sei a minha idade
É ao bater do coração que sinto as badaladas dos meus instintos desejos afectos das recordações
Às vezes pergunto-me por ti
E não me oiço
E não respondes

Vejo-te não de longe
Mas numa vida ao lado
Conhecemo-nos
Não falámos o suficiente para que fosse suficiente
Mas foi suficiente por o que nunca dissemos
Um encontro de olhares reveladores
Nem que tenham sido aparentemente simples olhares aos olhares simples dos outros
Mas que persiste no bater dos corações a cumplicidade do uníssono.
Há quem no silêncio
Seja capaz mais de entender os que os sons nunca despertam

O óbvio para mim é a antítese
Do tanto que tenho para dar
A quem ainda nunca me soube
Mas que sente a tentação de me escolher

Há rios que terão de galgar as margens
Há ventos que irão erodir a obediência do mestre preso ao mesquinho receio de errar perante os seus discípulos

Se me libertasse de tudo o que houvera existido
Já não existia
O sonho sempre existiu
Nunca o quis matar para que eu não morresse
Dele nunca me poderei libertar
(Para bem de todos os que tendem a mergulhar no pântano do indecifrável)
Há que vivê-lo nem que seja no êxtase em simbiose com todas os prodígios que motivam sentir.

E sinto o arbítrio de me quer fazer voar sobre o céu de ti
Difícil é ter temperamento de tempestade
Parecendo o paraíso

Que mais consistente e lógico nos motiva
Senão os sonhos que têm sempre de nos haver
E que levem a acreditar no grande Sonho
Mesmo que nunca se concretize
Mas, não nos falte esta magia
Dos sonhos
Sonhos
Do sonho

Sem comentários:

Enviar um comentário